terça-feira, 4 de agosto de 2009

Internet PARTE I (relacionamentos e superexposição)


A Internet é um dos meios de comunicação(se não o mais), mais utilizados pela população mundial nos dias de hoje, e sem dúvidas um dos mais úteis de todos, pois nos trás informações sobre todos os assuntos de uma forma que não nos deixa alienados ao mundo! Será?.Que a Internet nos ajuda a ter muitas informações sobre o mundo, é fato, porém, mesmo com tantas informações, podemos ficar mais alienados do que nunca.
Uma vez li em uma revista, "a Internet aproxima as pessoas que estão longe,e afasta as que estão perto", o que me fez refletir muito sobre essa frase, por muitas vezes as pessoas se acomodam com o sites de relacionamento, porque veem todos ao mesmo tempo de uma forma muito mais instantanea, sem se preocupar muito com aquela coisa do "olho no olho". As pessoas estão trocando relacionamentos reais por virtuais, e até alguns procuram casamentos pela Internet por ser uma comunicação mais fácil. O sites de relacionamentos são os mais acessados pelos internautas, segundo pesquisas realizadas, como Orkut, Twitter, Facebook, Msn, entre outros.
Não precisa ser muito observador ou inteligente para observar como as pessoas estão se colocando em super exposição, diria que até foge do controle. Por exemplo em sites como Orkut e Facebook, as pessoas colocam toda a vida como um livro escrachado, expondo familiares, amigos, gostos relacionamentos entre outras coisas. Para se ter uma ideia não precisa de muita coisa pra saber que uma amiga sua terminou com o namorado, que aquele cara que você gosta já está namorando ou que uma pessoa querida morreu, é só um mínimo acesso e você já descobre tudo isso de uma vez só, basta um simples passeio no parquinho da esquina e as fotos já estão postadas no mesmo dia, as pessoas estão conhecendo cada parte do cômodo do quarto dos outros só pelas fotos, sinceramente eu estou achando que os investigadores estão perdendo seus empregos porque as pessoas estão se tornando "super transparentes".
Já no caso do Msn, as pessoas trocam aquele papo gostoso do tempo dos causos de nossos pais e avós, onde se arrastavam uma cadeira e não se via o tempo passar, por conversas instantâneas virtuais onde a língua portuguesa é duramente torturada. O twitter é outro exemplo de super exposição, onde até um pum soltado pelo indivíduo é colocado entre os posts. No you tube as pessoas são capazes se expor ao ridículo postando vídeos inusitados se tornando verdadeiros hits virtuais.
O caso é que não estou julgando o uso da Internet, mas sim a sua interferência nos relacionamentos sociais e afetivos, a prioridade que a Internet está tomando o nosso cotidiano e a super exposição que invade cada vez mais nossas vidas sem ao menos nos darmos conta disso. Digo isso como uma lição pra mim, que as vezes estou me alienando de tanta informação, me deixando levar pela "falsa" forma de relacionamento que a Internet nos oferece.
Vamos voltar a dar telefonemas, mandar cartas, visitas, contar causos, afinal, pessoas precisam de pessoas.

próximo post "Internet PARTE II(riscos e crimes)





Um comentário:

  1. UHuu!! 1ª a postar um comentário!! Anna te desejo muita sorte no blog. E pode deixar que eu sempre vou estar por aqui.
    Obs: Adorei seu texto
    BjoO :D

    ResponderExcluir