quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Fora Sarney?


Eu estava assistindo um discurso do presidente do senado José Sarney(acreditem ou não, penso que é importante a nova geração estar informado sobre assuntos políticos), comecei a pensar, vemos que todos os meios de mídia,TV, Internet e rádio estão denunciando várias coisas ilegais sobre o senador e muita gente quer que Sarney saia do cargo.
Já foi ativado um conselho de ética, CPIs, e "blá blá blás", esse caso é investigado pela mídia, oposição, sendo que telefones já foram grampeados e até agora é que foi muito "falatório" e nada foi feito. Daí eu pensei, se eu perguntar pra qualquer pessoa na rua se ela quer que Sarney vá embora do seu cargo, todos vão dizer que sim, mas se eu perguntar para essas mesmas pessoas qual é a acusação contra o José Sarney, tenho certeza, não saberão me responder.
A verdade é que sabia que o Sarney estava sofrendo acusações, mas sinceramente, de tão alienada que estava ficava com raiva dele sem saber uma acusação sequer contra o sujeito.
Foi então que resolvi saber quais eram as acusações contra Sarney para depois dar a minha opinião, comecei a assistir a TV Senado, pesquisar na Internet, assistir as versões da várias emissoras de TV, para entender o que realmente está acontecendo com o nosso "Querido Congresso". Vi que são 11 as acusações contra José Sarney, sendo que São cinco representações por quebra de decoro parlamentar, três apresentadas pelo PSDB e duas pelo PSOL e seis denúncias, quatro protocoladas pelo senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) e outras duas com o senador Cristovam Buarque (PDT-DF).
Analisei essas denúncias e pensei "O Sarney tem que ir embora", mas decidi ir mais a fundo nessa situação, investiguei as acusações, contradições e possíveis sucessões de cargo.
Então resolvi "vasculhar o baú" da nossa história política e cheguei a 2005, na época em que aconteceu o tal "MENSALÃO" e o até então presidente do senado Severino Cavalcanti renunciou seu mandato. Mas aí você me pergunta, aonde quero chegar? Eu quero chegar em várias perguntas para que aja somente uma resposta; Se o Sarney sair, a honestidade predomina? O sucessor não vai fazer nenhum "roubinho"? Nunca mais o Sarney vai voltar a algum cargo politico? A imprensa realmente está interessada nos interesses do povo?E o povo, nunca mais vai votar em ninguém desonesto? Resposta para essa perguntas é...não!
Pode ser até uma opinião burra e alienada, dependendo do seu ponto de vista, mas percebi que não adianta acontecer investigações, renúncias, denúncias, enquanto houver milhares de políticos corruptos, onde os eleitores dizem com a boca cheia "política não se discute", e que a opinião pública é manipulada pela imprensa, aí você poderia argumentar, mas se um representante for retirado já melhora, quer saber melhora nada.
Só sabemos falar que na política, tudo acaba em pizza, quando na verdade somos verdadeiros pizzaiolos nas urnas. Na hora que nós cidadãos, mudarmos de VERDADE, parar de reclamar um pouco e agir, a política do nosso país não ia ser essa vergonha toda, que nós vivemos, ainda há opções honestas para elegermos, mas só nos fixamos em nomes já existentes em cargos, a verdade é que nos mesmos agimos de forma vergonhosa na urnas.
Então não vou julgar o José Sarney, por coisas que sei que quase todos os senadores fazem também, e se querem tirar o Sarney não é para proteger o povo fraco e oprimido, mas sim, por interesses pessoais, não estou defendendo o senador, só não digo, fora Sarney, mas sim, fora ignorância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário